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segunda-feira

Mais pedágios com o Polão de Yeda, Britto e Padilha 


No debate da TV Guaíba, a candidata Yeda não pôde continuar escondendo e finalmente foi obrigada a revelar que pretende implantar novos pedágios com o Polão.

O Polão da Região Metropolitana de Porto Alegre, concebido no contexto global do projeto de pedagiamento rodoviário do governo Britto/Yeda, com Padilha no Ministério dos Transportes de FHC, foi a solução neoliberal para o problema de saturação da BR 116 na confluência para Porto Alegre.

Na administração estadual de Olívio Dutra, a pequena brecha jurídica existente nos contratos foi aproveitada e o projeto do Polão foi cancelado, assim como o Pólo de Pedágios de Pelotas/Santa Maria. Ao todo, o governo Olívio impediu a instalação de dois Complexos [Pólos] e 14 praças de Pedágio previstas por Britto.

O governo Olívio, juntamente com a UFRGS, elaborou o estudo para a viabilização de alternativa para o desafogo da BR 116 sem a implantação de pedágios. O resultado foi o projeto do Anel Viário Metropolitano, que na integralidade prevê um grande roteiro composto por dois eixos de ligação entre a BR 290 em Porto Alegre e a Região da Serra, que correm em paralelo à BR 116 nas direções Oeste e Leste.

O governo Lula revogou a licitação feita por Padilha e iniciou a primeira fase imediatamente, sem criar pedágios. Lula já reservou R$ 100 milhões para a Perimetral da BR 116 e mais R$ 278 milhões para a Rodovia do Parque para que as duas grandes obras sejam concluídas nos próximos três anos. O governo estadual, por sua parte, também iniciou a duplicação da RS 118, a qual será acelerada no governo Olívio com recursos da CIDE e da negociação da dívida.

É inaceitável, por isso, que Yeda proponha um retrocesso com a retomada do plano de pedágios do Britto e do Padilha. E pior: com a instalação de quatro praças de pedágio que arrecadariam durante DEZ ANOS, para só a partir do décimo primeiro ano iniciar uma única obra.

Preocupa a intransigência da candidata em manter a proposta de Polão, apesar da solução já em andamento com os investimentos do governo Lula na Perimetral da BR 116 e na Rodovia do Parque junto com a duplicação da RS 118 pelo governo estadual.

Será que Yeda gostaria de brigar com Lula e cancelar os investimentos públicos federais no Anel Viário? Ou Yeda pretende repassar as rodovias para as concessionárias explorarem com pedágios mesmo que todos os investimentos que estão sendo feitos sejam do setor público?

Yeda mentiu no debate da TV Guaíba quando disse que prefeitos de 31 municípios da Grampal [Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre] apóiam a retomada do Polão. Pela simples razão de que a Grampal é composta por dez municípios, e nem todos prefeitos aceitam este atraso ao desenvolvimento.

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