<$BlogRSDUrl$>

terça-feira

O crime futuro dos ingleses 


Erick da Silva

Há pouco tempo, a imprensa britânica noticiou um relatório que revelava os planos do governo de monitoramento de crianças a partir de 3 anos de idade em creches e escolas para identificar "possíveis criminosos", o projeto já ficou conhecido como "crime futuro".
O projeto não deixa de guardar suas assustadoras semelhanças com a ficção. Com por exemplo o filme de ficção científica Minority Report dirigido por Steven Spielberg, onde uma divisão especial da polícia prendia pessoas que no futuro supostamente cometeriam um crime. O filme levanta o dilema de, se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu? As semelhanças entre ficção e realidade, infelizmente, são muitas. Mas que no entanto, a realidade se esforça em superar as piores facetas da imaginação criativa humana.
Ou seja, sem que o indivíduo tenha cometido qualquer “infração", já passa a ser identificado, desde cedo, como uma potencial ameaça a sociedade. Cria, assim, um controle permanente e cada vez mais rigoroso da sua própria sociedade, visto pelo governo como um imenso universo de possibilidades agressivas, uma direção paranóica e coletiva rigorosamente insustentável.
Segue o exemplo norte-americano, onde após Bush mudar as leis, reduzindo as liberdades individuais e aumentando o controle do Estado sobre a sociedade e criar um estado de permanente alerta contra ataques de toda ordem, propôs uma "rede cidadã" de espionagem, constituída por milhões de homens e mulheres comuns que gastariam parte de seus dias controlando e vigiando seus próprios vizinhos. Com a justificativa de se estar tentando evitar possíveis "ameaças terroristas". Abrindo-se as "portas" para que se controle adversários político-profissionais, e até mesmo a todo aquele que ousar pensar diferente.
Isto abre a possibilidade para todo o tipo de arbitrariedade e soma como mais uma faceta cruel da "doutrina Bush", seguida por Blair. Onde em nome de uma suposta “segurança nacional” se possibilita o cerceamento de toda espécie de liberdade individual.



Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?