<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira

Inocentes úteis e inúteis 

Luis Fernando Veríssimo
O oposto de inocentes inúteis desiludidos com o pouco proveito dos seus bons sentimentos e da sua pregação moral são os inocentes úteis intelectuais que pensam estar contrapondo o real ao rapsódico e estão servindo, com a mesma ingenuidade dos inúteis, à manutenção do horror social brasileiro.

"Intelectuais de esquerda" é outra raça que querem aproveitar para eliminar por 30 anos no Brasil, já que a caça está liberada. Maldade. A gente somos inútil, por que nós? Pode acontecer o que aconteceu com o pobre Cinna, no Júlio César de Shakespeare. Não adiantou ele convencer a turba vingativa de que era um poeta, não um conspirador. Desmembraram-no pelos seus maus versos. Mas a aparente injustiça do que fizeram com o Cinna traz uma lição: desde então a inocência não pode mais ser invocada como álibi pelos intelectuais. A inocência é o crime.

É fácil fazer pouco da categoria dos intelectuais de esquerda, na medida em que é sempre tênue a diferença entre idealismo e ingenuidade. Uma consciência social ostentada acaba confundida com outros tipos de sensibilidade rarefeita, como a poética, e o engajamento político com apenas outro convite inconsciente ao desencanto, que também é coisa de poeta. Mas o oposto de inocentes inúteis desiludidos com o pouco proveito dos seus bons sentimentos e da sua pregação moral são os inocentes úteis intelectuais que pensam estar contrapondo o real ao rapsódico e estão servindo, com a mesma ingenuidade dos inúteis, à manutenção do horror social brasileiro. Ex-esquerdistas que transformam seus atos de contrição pessoal em defesas do status quo, que é o horror em latim. Filósofos de porta de federações de indústrias que dizem aos donos do poder real o que eles gostam de ouvir e dão respeitabilidade intelectual à rapinagem de um país pela sua própria elite, que tem sido a constante da nossa história econômica. Estes sim são usados. Sua inocência não é menos criminosa por não se reconhecer. E eles não são menos poetas por gostarem de chutar quem está no chão.

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?