<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira

Roberto Jeferson, o paladino da justiça? 

Erick da Silva

Na Segunda-feira (20/06), esteve no programa Roda Viva, da TV Cultura, o Deputado Federal e Presidente Nacional do PTB, Roberto Jeferson. Onde ele teve, mais uma vez, todos dos holofotes da imprensa para colocar as suas acusações.
Fazendo-se uma análise tanto da entrevista que ele deu durante 01h30m no programa, quanto a toda a repercussão que tem tido nas últimas semanas, constata-se uma estratégia clara em curso. Jeferson tenta, ao fazer toda a série de acusações que tem declarado, sair da condição de acusado a acusador. Concretamente, quem foi envolvido em um esquema comprovado de corrupção foi ele. O que ficou demonstrado ao ser exibida na grande mídia o esquema de corrupção nos Correios, foi um funcionário indicado por ele que foi filmado recebendo propina.
Até o momento, todas as acusações feitas por ele, principalmente a de um suposto esquema de "mensalão" pago a deputados na Câmara, não possuem prova alguma. Apenas as suas declarações. O que causa estranheza é a credibilidade excessiva que alguns tem dado as suas afirmações. Principalmente se avaliarmos a sua biografia, sucessivas vezes associada a escândalos e acusações de corrupção.
Mais do que isso, vemos uma clara estratégia de buscar, com estas acusações, obter uma vitória político-eleitoral de médio prazo. Busca-se claramente associar um estigma de corrupção no PT, principal partido de esquerda do Brasil, e assim, fazer voltar a hegemonia tucana no cenário político brasileiro. Este estigma cumpriria um duplo papel. Por um lado, colocaria o PT e a esquerda na vala comum, como mais um partido que como os outros, apenas busca o poder e obter algumas vantagens para os seus, o efeito disto, é o do descrédito com a política, do desencanto e até mesmo da apatia política. Outro efeito, seria sobre a própria base petista, que ao longo de mais de 25 anos de construção do PT, teve na ética e no compromisso com o bem público um de seus principais pilares. Ao colar-se a marca da corrupção, anestesia-se a militância do PT, tirando-lhe a combatividade. Corroendo um pilar estruturante do PT.
Tudo isso ocorre sem que nada se prove. É isso que torna evidente o objetivo dos "criadores" desta crise. Não é o combate a corrupção que te movido os deputados do PSDB, do PFL e ao Roberto Jeferson. Não estamos vendo um espetáculo de surgimento de novos "paladinos da justiça", que iriam acabar com a corrupção. Mas sim, um projeto claro de derrotar o PT e aos demais setores da esquerda, tanto nas próximas eleições quanto lhe impingir uma derrota política de longa duração.
É isso que esta colocado. Cabe ter-se a clareza do que está ocorrendo e lutar para que toda a corrupção seja punida. Mas de maneira alguma, aceitar-se o "golpe branco" que está sendo orquestrado. Sob pena de termos um retrocesso político de longa e dura reversão.
Erick da Silva é estudante de história

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?