<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira

A reforma política necessária 


Erick da Silva

Há um bom tempo que o sistema político brasileiro passa por um grande descrédito junto a amplos setores da população. As causas que levam a este descrédito são as mais váriadas, vão desde a própria maneira como está constituído o sistema polítco-eleitoral brasileiro, passando pelos inúmeros casos de corrupção.
A fragilidade dos partidos políticos no Brasil, e a desmoralização do Poder Legislativo são outros sintomas negativos que colaboram para a carência de legitimidade política atual. Isto não ocorre por acaso, o voto nominal, o descaso com que os representantes eleitos tem para os seus eleitores, as promessas falaciosas de campanha, a ação do poder econômico nas campanhas em detrimento ao debate programático e o "troca-troca" de partidos são alguns dos fatores que levam a um enfraquecimento dos partidos no Brasil.
É com este cenário que se apresenta a necessidade cada vez maior de uma reforma no sistema político. Para que esta reforma venha a de fato avançar para a superação destes problemas colocados, ela deve vir a atender a uma superação do atual modelo, extremamente falho e hierarquizado. Algumas mudanças devem urgentemente ocorrer; como a fidelidade partidária, pondo um fim as mudanças fisiológicas que inúmera vezes ocorrem; o fim do voto nominal e a implementação da votação por lista partidária preordenadas, o que despersonalizaria o voto e fortaleceria os partidos, dando maior força para o debate político e não mais para a "popularidade" ou ao poder econômico que muitas vezes definem uma eleição, tendo assim uma maior representatividade.
Nesta questão do poder econômico, outra mudança importante seria a implantação do financiamento público de campanha, o que daria uma maior igualdade de condição na disputa eleitoral entre os partidos, frearia a ação dos "lobbystas" que, em troca do apoio financeiro a alguns candidatos acabam por fazer prevalecer os seus interesses em detrimento ao conjunto da população, como ocorre inúmeras vezes. Estas e outras mudanças só se realizarão se houver uma mobilização da sociedade para exigir que ocorra a reforma política.
Somente com a reforma política poderemos ter uma democracia que aponte para um verdadeiro sentido republicano no país. Do contrário, continuaremos a ter um rascunho de democracia a afetar a vida de todos nós.

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?