<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira

América Latina: um cenário de possibilidades 



Erick da Silva

Hoje, à um cenário político na América Latina que nos permite apontar para caminhos que nos levam a uma superação do neoliberalismo e a um forte impasse aos interesses imperialistas norte-americanos de criar uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).
Este cenário que vem se acumulando já a um bom tempo e que passa pelo processo do Fórum Social Mundial, por uma série de vitórias eleitorais de contestação ao modelo neoliberal como no Brasil, Argentina, Venezuela e mais recentemente no Uruguai; se soma ainda a um rico processo, ainda que desigual, de mobilizações e reorganização dos movimentos populares na América do Sul e em parte da América Central. Compõem um novo quadro que aponta para promissoras possibilidades.
E que, diante dos processos desencadeados em diversos países, são significativos para comprovar a materialização do crescimento da consciência anti-imperialista. Ações que buscam canalizar este processo estão em curso. Como o IV Encontro Hemisférico de Luta contra a ALCA, realizado em Cuba e que contou com uma série de representantes de movimentos sociais do continente. Esta iniciativa promoverá uma campanha continental contra a ALCA.
Este encontro ocorreu no mesmo período em que os governos de Cuba e Venezuela lançaram a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas). Que visa ser um contraponto ao projeto imperialista de dominação dos Estados Unidos na região que se materializa na ALCA. A ALCA, aliás, encontra-se num forte impasse, que estabeleceu-se a partir da dificuldade dos países em negociar sob fortes pressões populares, e que tendem apenas a se ampliar.
Isto demonstra a saída de um período defensivo e de retrocesso, e apontam para a possibilidade concreta de construção de um novo modelo de desenvolvimento soberano e auto-sustentável que tenha no protagonismo popular a sua tônicas principal. Não há garantias de êxito, mas que deve ser feita a disputa, isto, não resta dúvidas.

Erick da Silva é estudante de história

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?