<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira


300 picaretas

Erick da Silva

É sempre arriscado se fazer generalizações de toda a ordem. Pois sempre se corre o risco de cometer-se graves injustiças. No entanto, após a eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados, não pude resistir a fazer a alusão.
Na eleição que definiu, em 2º turno, quem seria o novo presidente da casa, teve como resultado a derrota do candidato do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh de São Paulo, que fez 195 votos contra Severino Cavalcanti, do PP de Pernambuco que fez 300 votos. Este placar de votação logo me lembrou da música da banda Paralamas do Sucesso, que tinha por refrão, ao se referir a Câmara dos Deputados , que eram "300 picaretas com anel de Doutor."
A Câmara sempre foi pródiga em nos brindar com verdadeiras aberrações da política. São muitos os casos de Deputados envolvidos em escândalos de toda a ordem, como o Deputado Hildebrando "moto serra" Pasqual, que esteve envolvido em formação de quadrilha, tráfico de drogas e assassinatos brutais entre outros crimes. Apenas para lembrar um dos casos mais notórios. Severino Cavalcanti da mostras de ser um rico exemplar destas "pérolas" da política.
Ele se elegeu para a Presidência da Câmara sob uma circunstância política inusitada. Por um lado tinha-se um clima de confusão e indefinição política pairando. Havia duas candidaturas do Partido dos Trabalhadores, que por ser a maior bancada, deveria ficar com a indicação da Presidência, como era a tradição histórica de composição da mesa legislativa. Ao não conseguir se unificar em uma candidatura unitária, acabou por fragilizar, a sua intervenção na disputa.
Houve inegavelmente falha na condução do processo por parte do PT, ao não se unificar em uma única candidatura e de não congregar minimamente a sua base aliada. Isto abriu espaço para que o Deputado Severino Cavalcanti construí-se a sua vitória no pleito. Aproveitando-se da confusão e inabilidade do PT, e com o auxílio da oposição que queria impingir uma derrota ao PT e ao Governo Lula, a sua vitória se concretizou. A principal proposta de Severino para eleger-se Presidente é elevar os salários dos Deputados de R$12,8 mil para R$21,5mil. Sem se importar com todo o desgaste público que uma medida destas traz para a Câmara. Que já se encontra com sua credibilidade abalada de longa data, e que agora, projetasse um sepultamento de todos os esforços para modificar esta imagem que foram feitos no último período.
Em sua primeira entrevista, Severino apresentou a suas idéias, em geral extremamente conservadoras e corporativa. Pronunciando-se contra a redução do recesso parlamentar, garantiu que brigará pelo aumento dos salários dos Deputados, que é contra a união cível entre pessoas do mesmo sexo, contra as pesquisas com células tronco e etc.
Colocando-se claramente como um Presidente da Câmara que trabalhara nos próximos 2 anos para os seus colegas, e não para a sociedade. Isto acaba por me fazer lembrar mais uma vez da música dos Paralamas, quando diz que " Brasília é uma ilha, que fabrica suas próprias leis", onde não se preocupa com a repercussão na sociedade e no bem comum, apenas com o que ocorre dentro de sua "ilha da fantasia".

Erick da Silva é estudante de história.

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?