<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira

Fórum Social pode sair de Porto Alegre já em 2005


Os organizadores do Fórum Social Mundial se reúnem hoje em São Paulo para discutir o futuro do evento após a derrota do PT em Porto Alegre. Alguns organizadores querem que o FSM deixe a capital gaúcha já em 2005, transferindo-se para cidades como Recife, Belo Horizonte ou Fortaleza. Uma definição poderá ocorrer em reunião entre os dias 13 e 15 deste mês.
O sociólogo Emir Sader, coordenador do evento, defende a mudança. "Deixou de haver sentido Porto Alegre ser a sede permanente, o que sempre defendi. Por mais bonita que seja a cidade, não foi isso que nos atraiu, mas a natureza das administrações públicas. Não é revanchismo, mas perdeu sentido ficar em Porto Alegre. Belo Horizonte, Recife e Salvador já se ofereceram", afirmou à Folha de S.Paulo.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a União Nacional de Estudantes (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Cáritas Brasil se manifestaram a favor da saída do evento de Porto Alegre em 2005.
Uma nota divulgada por algumas entidades que fazem parte do comitê organizador do Fórum segue a mesma linha. "A mudança das políticas democráticas desenvolvidas em Porto Alegre, com o retorno daqueles que sempre estiveram com FHC e implementaram o desastre neoliberal no país, comprometeria a condição de Porto Alegre como capital do Fórum Social Mundial", diz o texto, conforme o jornal.
O coordenador executivo do evento no Rio Grande do Sul, Jefferson Miola, sustenta a manutenção da próxima edição em Porto Alegre. Ele alega dificuldades técnicas para mudar a sede quando faltam pouco mais de dois meses para o evento, como a compra de passagens e reservas em hotéis que já foram feitas por participantes no mundo inteiro.
O evento ocorre entre 26 e 30 de janeiro, e há até a possibilidade de adiamento para definir o local.


Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?